Novidades

Campanha estimula público a se proteger da exposição ao sol

25/08/2011

Cuidados com o sol

O sol é fundamental para a boa saúde da sua pele, mas será que você sabe utilizá-lo a seu favor? Buscando conscientizar o público sobre os fatores que aceleram o envelhecimento da pele, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) lançou em agosto a Campanha de Prevenção do Envelhecimento da Pele. E um dos destaques da ação é justamento o risco decorrente da exposição ao sol.

Embora esteja muito associada à praias, para proteger de queimaduras e vermelhidão causados pela radiação UVB, a utilização de protetor solar diariamente é fundamental para manter a saúde cutânea. Por penetrar profundamente na cútis, a radiação UVA aumenta o risco de câncer da pele e fotoenvelhecimento. Manchas e rugas precoces podem ser evitadas também com a exposição ao sol controlada.

Se você está em dúvida sobre como aplicar o protetor solar, confira algumas informações essenciais:

– O fator de proteção solar (FPS) deve ser de, no mínimo, 15. Pessoas com pele mais clara precisarão de produtos com FPS maior.

–  Aplique o filtro cerca de 30 minutos antes de sair ao sol, protegendo todas as partes expostas.

– Reaplique a cada duas horas, ou até mesmo antes, caso esteja na praia, na piscina, ou transpire excessivamente.

– A proporção indicada para cada parte é: uma colher de chá de protetor no rosto e no pescoço; uma colher de sopa na parte dianteira do tronco e outra na parte traseira; uma colher de sopa para ambos os braços; e uma colher de sopa para ambas as pernas.

Fonte: SBCD



Tags: , , , , , , , , , , , , ,
Voltar
Dr. Gabriel Gontijo - Dermatologinsta - CRM-MG 14322/RQE 5429 Gabriel Gontijo - Dermatologia
(31) 3227 7733
contato@gabrielgontijo.com.br
Praça da Bandeira, 170, 4º andar
Mangabeiras - Belo Horizonte, MG
CD - Calebe Design