Busca por sintoma

A Clínica Gabriel Gontijo dispõe de uma ampla variedade de tratamentos dermatológicos. Digite abaixo o termo sobre o qual gostaria de saber mais.

Acne

Acne

A acne é uma doença de pele que ocorre frequentemente na adolescência, quando o óleo que normalmente lubrifica a pele passa a ser produzido em excesso pelas glândulas sebáceas.

O óleo (ou sebo) se torna mais espesso, menos fluido e se acumula dentro dos folículos (poros), surgindo o que se chama de comedo ou “cravo”. O cravo sofre a ação de bactérias, inflama-se, e desenvolve-se em pústulas, as chamadas de “espinhas”.

O grau de acometimento da pele é variável. O grau I é o mais leve, no qual surgem apenas os “cravos”. O grau IV é o mais grave, caracterizado pelo surgimento de nódulos profundos que frequentemente deixam cicatrizes.

As áreas mais acometidas são a face, o pescoço, o dorso e a região anterior do tórax. Tudo isto ocorre pela ação de hormônios que começam a ser produzidos na adolescência e podem persistir até os 25 anos de idade. Alguns indivíduos podem ter acne por períodos mais prolongados, na vida adulta, podendo se agravar com fatores emocionais e uso de medicamentos como vitaminas, suplementos alimentares de academias, alguns xaropes, cortisona, anticoncepcionais e outros hormônios.

Nas mulheres é comum a piora nos períodos menstruais. A dieta tem pouca ou nenhuma influência sobre a acne, mas os fatores emocionais podem agravar o quadro. O uso de cosméticos, maquiagem, pós compactos, base é um dos principais agravantes da acne.

Orientações

1. Siga corretamente as orientações do seu dermatologista e use todas as medicações prescritas. Seja perseverante no tratamento, que é demorado. Além dos medicamentos prescritos, a microdermoabrasão com ácido salicílico, conhecida com Peeling de Cristal e Peeling Químico, podem ser muito úteis no tratamento da acne. A melhora pode ser antecipada também com a fototerapia, que utiliza sessões indolores de luz vermelha com aparelho de LEDs chamado Multiwaves.

2. Não é necessário fazer limpeza exagerada da pele com sabonetes.

3. Não manipule nem esprema os “cravos” ou “espinhas”.

4. Faça limpeza de pele apenas se for orientado por seu dermatologista.

5. Evite cosméticos, hidratantes, cremes ou loções oleosas, maquiagens, pintura, filtros solares e bronzeadores oleosos.

6. Evite exposições solares exageradas no período do tratamento, pois geralmente os medicamentos utilizados deixam sua pele mais sensível.

7. Não deixe de retornar ao consultório nas datas orientadas.

Voltar
Dr. Gabriel Gontijo - Dermatologinsta - CRM-MG 14322/RQE 5429 Gabriel Gontijo - Dermatologia
(31) 3227 7733
contato@gabrielgontijo.com.br
Praça da Bandeira, 170, 4º andar
Mangabeiras - Belo Horizonte, MG
CD - Calebe Design