Busca por sintoma

A Clínica Gabriel Gontijo dispõe de uma ampla variedade de tratamentos dermatológicos. Digite abaixo o termo sobre o qual gostaria de saber mais.

Análise e acompanhamento de pintas (Dermatoscopia digital)

Análise e acompanhamento de pintas

Alguns tipos de nevos, as chamadas pintas, têm maior chance de evoluir para o Melanoma, um câncer da pele grave, altamente maligno, com possibilidade de metástase e evolução fatal se não for diagnosticado e removido precocemente.

Esses nevos com propensão a se transformar em Melanoma têm algumas características que podem ser detectadas precocemente pela dermatoscopia digital, com o auxílio de um aparelho chamado Fotofinder.

Os indivíduos de pele, olhos e cabelos claros ou ruivos, com mais de cinquenta nevos e que tiveram mais de seis queimaduras solares durante a vida devem ser examinados anualmente pelo dermatologista, para a prevenção do melanoma.

Esses indivíduos se queimam facilmente com o sol e têm dificuldade de se bronzear. Os parentes de primeiro grau de pessoas que tiveram melanoma têm maior risco de desenvolver esse câncer e devem ser examinados com a mesma regularidade.

Procedimento

O Fotofinder fotografa os nevos e envia a imagem para o computador. Através de uma base de dados, o computador analisa microscopicamente o risco de um nevo evoluir para o Melanoma. O computador leva em consideração as características ABCD – simetria da lesão, suas bordas ou contornos, a variação de cores e o diâmetro. O nevo atípico, que tem maior chance de se tornar maligno, e o próprio melanoma apresentam uma aparência assimétrica (A), suas bordas ou contornos são irregulares (B), apresenta variação de cores (C) e diâmetro maior que 6 mm (D).

Com a análise fotográfica computadorizada e microscópica feita pelo Fotofinder, essas características são detectadas precocemente, auxiliando o médico a decidir sobre a indicação de uma biópsia, retirando a lesão e enviando para um exame mais detalhado (anátomo-patológico).

A dermatoscopia digital feita com o Fotofinder não substitui o exame clínico do dermatologista. É um exame complementar, que ajuda a determinar a indicação ou não de uma biópsia.

Além da análise dos nevos, o Fotofinder armazena a imagem e as características das lesões, permitindo que seja feito um acompanhamento da evolução da condição do paciente, que pode se modificar ao longo da vida. A alteração dos nevos, com relação à sua simetria, bordas, cores e diâmetro pode ser um indício de malignização, e sua identificação auxilia o dermatologista a retirar a lesão precocemente e curar o paciente de um Melanoma.

Voltar
Dr. Gabriel Gontijo - Dermatologinsta - CRM-MG 14322/RQE 5429 Gabriel Gontijo - Dermatologia
(31) 3227 7733
contato@gabrielgontijo.com.br
Praça da Bandeira, 170, 4º andar
Mangabeiras - Belo Horizonte, MG
CD - Calebe Design