Busca por sintoma

A Clínica Gabriel Gontijo dispõe de uma ampla variedade de tratamentos dermatológicos. Digite abaixo o termo sobre o qual gostaria de saber mais.

Clareamento de manchas e tatuagens com laser Q-Switched

O Laser Q-Switched promove a fragmentação do pigmento de manchas e tatuagens, possibilitando sua eliminação pelo organismo.

Comprimentos de onda diferentes tratam diferentes cores de tinta. Quando absorvem o laser, as partículas de tinta da tatuagem são quebradas em pequenos fragmentos, que são então absorvidos pelo mecanismo de limpeza do organismo. Esse processo leva algumas semanas. Partículas de tinta maiores requerem tratamentos múltiplos. Conforme a cor da tatuagem, mais de um tipo de onda de laser poderá ser usado para removê-la.

É um procedimento que apresenta alto grau de satisfação e tem aprovação para uso médico pelos órgãos de saúde no Brasil e em vários países da Europa e pelo FDA – Food and Drug Administration, órgão regulador nos Estados Unidos.

O laser é um dos procedimentos mais eficazes para clareamento de manchas e tatuagens e apresenta o melhor perfil de segurança e conforto após o procedimento. Entretanto, não é indicado para o tratamento de áreas muito extensas.

Os melhores resultados são obtidos em tatuagens de traços finos, que utilizam pigmento negro, fosco e homogêneo. As tatuagens nas extremidades do corpo (mãos e pés) são mais difíceis de serem removidas.

O Laser Q-Switched pode ser aplicado em qualquer região do corpo, inclusive nas mucosas. Na área dos olhos é fundamental utilizar proteção com óculos apropriados, que são fornecidos no momento da aplicação.

O procedimento é realizado por um médico, no consultório. No caso de remoção de tatuagens, pode-se usar um creme anestésico cerca de uma hora antes do procedimento ou proceder-se à injeção de anestésico local antes da aplicação.

Para remoção de manchas o procedimento é tolerado pela maioria dos pacientes e dispensa o uso de anestésicos. No momento da aplicação da luz, a sensação assemelha-se à de um elástico batendo na pele. Logo após o procedimento, alguns pacientes sentem um leve ardor, que pode durar alguns minutos.

Os resultados não são imediatos. Logo após a aplicação nota-se um branqueamento no local, que é transitório e desaparece rapidamente. Uma semana após a primeira sessão, as crostas (casquinhas) se desprendem e os resultados melhoram gradativamente com as sessões subsequentes, por até cerca de seis semanas. O paciente pode acompanhar o resultado por meio da documentação fotográfica realizada antes e após o tratamento.

Os resultados da remoção de tatuagens dependem de muitas variáveis como cor, mistura de pigmento, densidade do pigmento na pele, localização no corpo e tipo de pele. Só o médico pode avaliar o número aproximado de sessões necessárias para o clareamento.

De maneira geral, as tatuagens amadoras apresentam clareamento satisfatório após um tratamento de três a seis sessões. Já no caso das profissionais e cosméticas (como em sobrancelhas), podem ser necessárias de cinco a vinte sessões.

Algumas tatuagens podem não apresentar resultados satisfatórios, mesmo após muitas aplicações. Tatuagens cosméticas (sobrancelhas) e da cor da pele podem sofrer oxidação e mudar para a cor marrom-clara durante as primeiras aplicações.

O clareamento total de outros tipos de manchas pode ser obtido após um tratamento de uma a três sessões. O intervalo entre as sessões deve ser de quatro semanas para manchas e seis semanas para tatuagens.

É importante manter a pele protegida do sol usando filtro solar durante 30 dias após o procedimento. O paciente deve evitar contato prolongado com água e fricção nos locais tratados. Não se deve remover precocemente as crostas (casquinhas), que devem se desprender espontaneamente.

É indicado um creme específico que deve ser aplicado durante três dias após cada sessão. O paciente pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia do tratamento, podendo realizar exercícios físicos regularmente. Maquiagem pode ser aplicada logo após cada sessão.

O Laser Q-Switched é um procedimento muito seguro. A ocorrência de cicatrizes ou alterações de cor da pele tratada não chega a 5% dos casos. Entretanto, o procedimento é contraindicado para gestantes.

Como alguns tipos de câncer de pele manifestam-se como lesões pigmentadas (manchas escuras) esse laser deve ser indicado e usado apenas por dermatologista, profissional capaz de identificar corretamente a origem das manchas e indicar o procedimento adequado.


Veja as orientações para pacientes que vão se submeter à remoção de manchas e tatuagens com laser.

Voltar
Dr. Gabriel Gontijo - Dermatologinsta - CRM-MG 14322/RQE 5429 Gabriel Gontijo - Dermatologia
(31) 3227 7733
contato@gabrielgontijo.com.br
Praça da Bandeira, 170, 4º andar
Mangabeiras - Belo Horizonte, MG
CD - Calebe Design