Busca por sintoma

A Clínica Gabriel Gontijo dispõe de uma ampla variedade de tratamentos dermatológicos. Digite abaixo o termo sobre o qual gostaria de saber mais.

Correção de cicatrizes de acne

Correção de cicatrizes de acne

As cicatrizes de acne são as marcas elevadas ou deprimidas provocadas pela doença chamada acne, vulgarmente conhecida como “espinhas”.

A acne é uma doença das glândulas sebáceas, muito comum na adolescência. Se não for corretamente tratada, a acne pode evoluir com cicatrizes por toda vida. É uma doença com múltiplas causas: obstruções nos poros, acúmulo de sebo, contaminação por bactérias e fatores hormonais são as principais.

A doença pode provocar cicatrizes muito inestéticas e permanentes, conforme o grau de acometimento, da gravidade, profundidade, extensão e tratamentos incorretos.

Tratamentos

Podemos considerar que a acne tem cura. É muito importante não manipular as lesões, evitar cosméticos (maquiagem, pintura, base, corretivos) e seguir o tratamento indicado pelo dermatologista.

O tratamento da acne é demorado, exige disciplina e perseverança. Os medicamentos mais eficazes são: peróxido de benzoíla, adapaleno, ácido retinóico, antibióticos de uso local e oral e isotretinoína.

Para as cicatrizes, os tratamentos disponíveis e mais eficazes são as cirurgias que descolam a pele abaixo da cicatriz (subscisão), o preenchimento, a aplicação de ácidos (cauterização química) e o laser.

Resultados

O tratamento das cicatrizes de acne é um desafio difícil e demorado. Exige perseverança, paciência e são necessárias múltiplas sessões para se alcançar um resultado satisfatório.

É um tratamento feito em etapas, podendo ser comparado a uma restauração de uma obra de arte.  Cada cicatriz é tratada individualmente, em várias etapas. Em média, são necessárias seis sessões de subcisões ou cauterizações químicas, com intervalo de seis semanas, antes do tratamento final com o laser.

O paciente deve saber que os resultados são muito variáveis, dependendo da extensão e profundidade das cicatrizes.  Os resultados podem ser bastante satisfatórios e também desapontadores.  É muito difícil conseguir a total reconstituição da pele de forma que ela fique totalmente lisa, como era antes.

A escolha da técnica para corrigir as cicatrizes da acne depende do tipo de cicatriz que pode ser elevada, deprimida, larga ou estreita.

É feita nas cicatrizes deprimidas, profundas e consiste numa pequena cirurgia onde cada cicatriz é tratada individualmente, utilizando anestesia local e uma agulha que eleva este tipo de cicatriz.

A aplicação de ácidos é feita nas cicatrizes deprimidas e puntiformes, chamadas de “ice-picks”, sem necessidade de anestesia.

Para as cicatrizes altas, elevadas, a técnica mais indicada é uma cirurgia que retira as cicatrizes, chamada de “shaving” e logo em seguida é aplicado um medicamento para evitar a recidiva. O laser é a última etapa do tratamento, para dar o “acabamento final” e está indicado em todos os tipos de cicatrizes.


Voltar
Dr. Gabriel Gontijo - Dermatologinsta - CRM-MG 14322/RQE 5429 Gabriel Gontijo - Dermatologia
(31) 3227 7733
contato@gabrielgontijo.com.br
Praça da Bandeira, 170, 4º andar
Mangabeiras - Belo Horizonte, MG
CD - Calebe Design