Busca por sintoma

A Clínica Gabriel Gontijo dispõe de uma ampla variedade de tratamentos dermatológicos. Digite abaixo o termo sobre o qual gostaria de saber mais.

Terapia Fotodinâmica

Terapia Fotodinâmica (Metvix - Aktilite)A terapia fotodinâmica é um dos tratamentos mais eficazes e modernos para lesões pré-cancerosas e alguns tipos de câncer da pele superficiais. Esse tratamento não substitui a cirurgia e não serve para o câncer da pele mais profundo e recidivado. Chama-se terapia fotodinâmica porque utiliza um creme e uma luz vermelha que eliminam estas lesões.

Procedimento

Antes da aplicação é importante lavar e remover qualquer tipo de creme, pintura, maquiagem, base e filtro solar na área a ser tratada.

O medicamento em apresentação de creme é aplicado sobre a região acometida e penetra seletivamente nas células cancerígenas e pré-cancerígenas. Após a aplicação do creme, cobre-se a região com um curativo de plástico e papel alumínio para melhorar a absorção e impedir a penetração de claridade. Esse curativo deve permanecer intacto durante 3 horas. Nesse intervalo o paciente pode permanecer na clínica ou ir para casa.

Após 3 horas, retira-se o curativo e o creme é ativado por uma luz vermelha chamada Aktilite, que provoca uma reação química nos tecidos que promove a destruição de células malignas e pré-malignas, visíveis e invisíveis. A aplicação da luz vermelha dura 8 minutos.

Após o procedimento, a pele fica avermelhada e levemente inchada. Estes efeitos podem permanecer por dois dias e durante esse período é importante evitar a exposição ao sol. Se houver ardor após a aplicação, compressas frias poderão ser feitas no local. O paciente pode retornar às suas atividades normais logo após o tratamento.

São necessárias de uma a duas aplicações, com intervalo de uma semana. O controle de cura feito três meses após a última aplicação é fundamental.

Vantagens e desvantagens da Terapia Fotodinâmica

O principal benefício desse tratamento é não ser invasivo, não deixar cicatriz e conseguir, com apenas uma ou duas aplicações, limpar toda a área acometida, promovendo a higiene das áreas expostas ao sol que possam apresentar predisposição ao câncer da pele. É um tratamento tanto preventivo quanto curativo, ideal para quem tem lesões múltiplas e extensas.

A dor é o principal problema da terapia fotodinâmica, por isso as sessões são realizadas em etapas, abrangendo pequenas áreas de pele em cada uma delas.

Veja as orientações para pacientes que vão se submeter à Terapia Fotodinâmica (Metvix- Aktilite)

Voltar
Dr. Gabriel Gontijo - Dermatologinsta - CRM-MG 14322/RQE 5429 Gabriel Gontijo - Dermatologia
(31) 3227 7733
contato@gabrielgontijo.com.br
Praça da Bandeira, 170, 4º andar
Mangabeiras - Belo Horizonte, MG
CD - Calebe Design