Busca por sintoma

A Clínica Gabriel Gontijo dispõe de uma ampla variedade de tratamentos dermatológicos. Digite abaixo o termo sobre o qual gostaria de saber mais.

Tratamento cirúrgico do vitiligo

Tratamento Cirúrgico do Vitiligo.Enxerto

Esta opção pode ser usada para casos que tenham área afetada de 6 a 100 cm2. A possibilidade de ocorrer cicatriz hipertrófica (elevada) e com resultado cosmético indesejado na área doadora e na área receptora deve ser levada em consideração.

Enxerto epidérmico

Esse método poderá ser feito por meio da indução da formação de bolha na área doadora ou pela retirada de uma lâmina de pele fina por shaving (corte superficial). No caso da bolha, esta será removida e o teto implantado na área a ser tratada, que é previamente abrasada. O procedimento raramente deixa cicatriz, porém, é bem mais demorado. A indução da bolha pode ser dolorosa e só permite tratar áreas menores.

Mini enxerto ou enxerto por punch

Esse procedimento consiste na implantação de pequenos enxertos realizados nas manchas de vitiligo. O enxerto é obtido por punch (uma espécie de bisturi redondo), em orifícios de mesmo tamanho ou um pouco menores do que a mancha. Este procedimento pode causar uma pigmentação irregular e a aparência chamada de cobblestone (tipo paralelepípedo). Em alguns casos pode provocar cicatriz na área doadora.

Despigmentação

O objetivo principal do tratamento do vitiligo é a repigmentação. Contudo, nem sempre isto é possível. Somente em casos criteriosamente selecionados a repigmentação deve ser considerada, como nos exemplos abaixo:

– Paciente sem resposta terapêutica ou impossibilidade de tratamento;

– Mais de 50% de superfície corporal acometida pelo vitiligo;

– Consentimento de que o procedimento é definitivo. Não será mais possível repigmentar.

 Benefícios da despigmentação

O vitiligo não causa nenhuma complicação. O que incomoda é o contraste entre a pele afetada pela doença e a pele normal. A despigmentação clareia completamente a pele normal, igualando-a à cor da área afetada pela doença. Assim, torna-se impossível diferenciar a pele normal da pele acometida pelo vitiligo.

 Procedimento

A despigmentação acontece pelo uso de um medicamento: monobenzil-ester-hidroquinona a 20% ou monobenzona, aplicado em forma de creme nas áreas de pele normal.

Primeiro o paciente deve se submeter a um teste de sensibilidade, usando o creme uma vez ao dia em uma pequena área. Uma vez testado, aplica-se o medicamento duas vezes ao dia nas áreas a serem despigmentadas. O tratamento deve ser segmentado e não é aconselhável a aplicação do creme no corpo todo de uma vez. A despigmentação é lenta e progressiva, pode levar de um a dois anos para o completo clareamento, mas será definitiva. O procedimento não afeta a cor do cabelo ou dos olhos.

Voltar
Dr. Gabriel Gontijo - Dermatologinsta - CRM-MG 14322/RQE 5429 Gabriel Gontijo - Dermatologia
(31) 3227 7733
contato@gabrielgontijo.com.br
Praça da Bandeira, 170, 4º andar
Mangabeiras - Belo Horizonte, MG
CD - Calebe Design