Novidades

Entenda um pouco mais sobre a rosácea

21/08/2013

rosacea

A rosácea é uma doença inflamatória crônica que afeta cerca de 10% da população causando vermelhidão principalmente centro-facial. As pessoas que possuem rosácea, além da vermelhidão, em geral se queixam de sensibilidade e, algumas vezes, do aparecimento de lesões semelhantes a espinhas e pequenos vasinhos sobretudo na face. Mulheres de pele clara são as principais atingidas por essa doença.

Ainda não se conhece a causa da rosácea, mas alguns fatores desencadeantes são a ingestão de bebidas alcoólicas, fumo, alimentos condimentados, chocolate, cafeína; a exposição solar crônica ou ao frio e vento excessivos; exercícios físicos; alterações hormonais; e agentes que agridem a barreira cutânea.

Apesar de ser uma doença crônica, com períodos de melhora e piora, algumas medidas podem ser adotadas para o controle dessa dermatose, como evitar a ingestão de alimentos já sabidamente desencadeantes da doença, a exposição excessiva ao calor ou ao frio e a utilização de medicamentos que possuem em sua formulação corticosteroide.

Existem alguns medicamentos tópicos que podem ser prescritos pelo seu dermatologista para o controle da rosácea, como ácido azelaico, metronidazol e até medicações orais, como tetraciclinas.

Uma dica simples é utilizar filtro solar com fator de proteção adequado e fazer compressas com água termal ou soro fisiológico gelados para alívio do calor local.



Tags:
Voltar
Dr. Gabriel Gontijo - Dermatologinsta - CRM-MG 14322/RQE 5429 Gabriel Gontijo - Dermatologia
(31) 3227 7733
contato@gabrielgontijo.com.br
Praça da Bandeira, 170, 4º andar
Mangabeiras - Belo Horizonte, MG
CD - Calebe Design