Busca por sintoma

A Clínica Gabriel Gontijo dispõe de uma ampla variedade de tratamentos dermatológicos. Digite abaixo o termo sobre o qual gostaria de saber mais.

Orientações

9. Terapia fotodinâmica – Metvix e Aktilite

Antes do procedimento

Faça a avaliação prévia com seu dermatologista. Procure se informar a respeito das indicações, contraindicações, benefícios, riscos e limitações desse tratamento.

Discuta com seu médico as opções e planos do tratamento. Para lesões pré-cancerosas na face, apenas uma sessão é necessária. Para lesões pré-cancerosas fora da face e câncer superficial de qualquer região, serão necessárias duas sessões, com intervalo de uma semana.

Informe ao seu dermatologista:

– Se já fez algum tratamento para lesão pré-cancerosa ou câncer da pele;

– Se é você tem herpes na face;

– Se está grávida (o tratamento é contraindicado).

Para marcar o procedimento, ligue com antecedência para o consultório. No dia anterior, confirme seu horário com a secretária por telefone.

No dia do procedimento

O procedimento é realizado pelo Dr. Gabriel, no consultório, na Praça da Bandeira, 170, 4o andar, Bairro Mangabeiras, Belo Horizonte. Há estacionamento no local.

Antes do procedimento, lave o rosto, retire cosméticos, base, maquiagem, pó-compacto, filtro solar e hidratante, caso esteja usando.

Após a aplicação do creme Metvix, você deve aguardar 3 horas no consultório, com curativo feito com papel alumínio. Traga revistas, palavra-cruzada, computador ou músicas para se distrair.

3 horas depois será aplicada uma luz vermelha chamada Aktilite, durante aproximadamente 10 minutos.

Será administrado um analgésico sublingual chamado Toragesic, 30 minutos antes da aplicação da luz. Avise se for alérgico a esse medicamento e a outros antiinflamatórios.

Após o procedimento

Um jato de ar frio ou compressas frias serão aplicadas logo após o procedimento, seguidos de uma camada de filtro solar. Não retire o filtro solar e dê continuidade à sua aplicação duas vezes ao dia, pela manhã e na hora do almoço, por período indeterminado.

Evite exposição solar na semana seguinte ao tratamento, principalmente dois dias após o procedimento. Você poderá voltar às suas atividades normais logo após a sessão.

É normal ocorrer vermelhidão, inchaço, ardor, dor, descamação e crostas no local da aplicação. Você pode continuar aplicando compressas frias por período indeterminado, sempre que achar necessário, para diminuir o desconforto, ardor e dor.

Não mexa, nem remova as crostas.

O uso de maquiagem está liberado logo após o procedimento.

Evite usar ácidos ou qualquer esfoliação (peelings, laser) no período de 30 dias após o procedimento.

Em caso de dúvida, entre em contato com seu médico.

Voltar
Dr. Gabriel Gontijo - Dermatologinsta - CRM-MG 14322/RQE 5429 Gabriel Gontijo - Dermatologia
(31) 3227 7733
contato@gabrielgontijo.com.br
Praça da Bandeira, 170, 4º andar
Mangabeiras - Belo Horizonte, MG
CD - Calebe Design