Peelings químicos e físicos

Tratamento de manchas, melasmas, acne, estrias,textura da pele, rejuvenescimento.

Informações gerais

O peeling químico consiste na aplicação de ácidos que removem as primeiras camadas da pele. Os peelings são classificados em superficiais, médios e profundos, de acordo com a espessura e quantidade de pele retirada.

Indicações

Estrias recentes e tardias, acne, pele oleosa, rejuvenescimento manchas e melasma. 

Procedimento

O peeling químico deve ser realizado por um médico. Inicialmente faz-se a consulta com o dermatologista, que avaliará o tipo de pele, indicando o tipo correto de peeling, e explicará ao paciente quais são as intercorrências mais comuns, os riscos envolvidos e os benefícios esperados.

O peeling é feito no consultório nos casos dos peelings superficial e médio. O paciente sente um ardor que pode ser aliviado com ventilador e compressas de água gelada. 

Nos peelings superficiais ocorre apenas uma leve descamação que dura de 3 a 7 dias. 

A intensidade dos efeitos depende da profundidade do peeling. A sensação de ardor persiste geralmente apenas por alguns minutos e, raramente, dura uma hora. No dia do peeling, ocorre edema (inchaço) e eritema (vermelhidão) da pele, efeitos esperados e considerados completamente normais.

A partir do segundo dia, há escurecimento gradual da pele e início da formação de crostas que se desprendem em um período de sete a dez dias. De dez a quatorze dias após o procedimento, todas as crostas deverão ter se desprendido.

Resultados

O efeito inicial do peeling na pele é a descamação. As lesões melhoram gradativamente após cada sessão. Os melhores resultados são observados após a 3ª aplicação.  

Para rejuvenescimento, melhora sensivelmente a cada mês e varia muito de acordo com o tipo de pele e a profundidade do peeling. A pele fica mais clara, e apresenta melhora de textura, pois as rugas finas são minimizadas.

Os peelings podem ser repetidos em intervalos variados conforme o tipo de pele, o grau de envelhecimento e os resultados obtidos em peelings anteriores. Após o procedimento, o dermatologista avaliará a necessidade da continuidade do tratamento com medicamentos, cremes para manchas e filtro solar para prevenir o envelhecimento da pele, manchas e lesões pré-cancerosas.

Cuidados

Evitar exposição solar na 1ª semana. 

Não remover as escamas. 

Usar filtro solar e hidratante enquanto durar a descamação. 

Não poderão fazer peeling químico gestantes e pacientes que fizeram peeling cirúrgico recentemente ou que fizeram tratamento com isotretinoína (Roacutan) há menos de 6 meses. Portadores de herpes deverão seguir recomendações importantes que serão fornecidas pelo dermatologista antes do peeling.

Dúvidas Frequentes

Quais são as orientações para fazer antes do procedimento?

• Faça a avaliação prévia com seu dermatologista. Procure se informar das indicações, contra-indicações, benefícios e limitações desse tratamento. Discuta com seu médico as opções e planos do tratamento;
• Não há necessidade de nenhum cuidado especial antes deste procedimento, continue usando os medicamentos prescritos pelo seu dermatologista. Me informe apenas se é portador de herpes na face ou se está grávida;
• Para marcar o procedimento ligue com antecedência para meu consultório, no telefone 31 32277733.

O que fazer no dia do procedimento?

• O procedimento é realizado por mim, no consultório – Praça da Bandeira 170, 4o andar, Bairro Mangabeiras, Belo Horizonte. Há estacionamento no local;
• Quando vier para o procedimento, lave o rosto, retire cosméticos, base, maquiagem, pós-compactos, filtro solar e hidratante que estiver usando.

O que fazer após o procedimento? Quais as orientações?

• Será aplicado um ácido na pele que deverá permanecer no mínimo seis horas. Não precisa retirar esse ácido durante a noite;
• Os medicamentos aplicados têm cor branca ou verde-amarelada sendo inestéticos para ocasiões sociais logo em seguida. Evite também ocasiões sociais importantes uma semana após o procedimento;
• Haverá descamação da pele (esfoliação, superficial) durante aproximadamente cinco a sete dias. Nesse período suspenda o tratamento prescrito anteriormente e mantenha apenas o uso do filtro solar. Assim que terminar a descamação da pele reinicie seu tratamento;
• Não mexa, não remova as crostas. A descamação deverá ocorrer de forma espontânea e natural;
• Evite exposições solares intensas (praia, etc), durante uma semana após o procedimento.

Agende sua avaliação

Entraremos em contato para confirmarmos o melhor horário para você.