Biópsias

Informações gerais

A biópsia é um procedimento médico que consiste na retirada de um fragmento ou parte de uma lesão com o objetivo de esclarecer o diagnóstico da doença cutânea.

Procedimento

É realizada com anestesia local e toda técnica de antissepsia, para que não haja contaminação do fragmento. O dermatologista sabe, exatamente, qual lesão deve ser biopsiada e o local exato da lesão a ser retirado. Isto é extremamente importante para que o diagnóstico seja revelado de forma correta.

Logo após a retirada do fragmento, poderá haver necessidade de dar pontos ou não.

O fragmento é colocado num frasco com formol e enviado ao laboratório de anatomia patológica. Este frasco pode ser deixado em temperatura ambiente, sem necessidade de conservação em geladeira. O frasco não precisa ser levado imediatamente ao laboratório. Pode ser enviado nos dias subsequentes, sem que haja perda da qualidade do material. É importante conferir se o frasco está identificado com o nome do paciente e a data da biópsia.

Cuidados

Lembre-se! Caso o dermatologista indique uma biópsia de pele, isto não significa que você tenha uma doença grave. O objetivo é esclarecer o diagnóstico e comprovar ou não a hipótese clínica.

Agende sua avaliação

Entraremos em contato para confirmarmos o melhor horário para você.