Unha encravada

Informações gerais

A unha encravada é uma das doenças mais dolorosas e incapacitantes, capaz de ser tratada com cirurgia simples ou um calço de algodão, conforme sua severidade.

O fator mecânico que pressiona a unha com sapatos muito apertados é o principal desencadeante. A pressão aumentada sobre a unha provoca a unha encravada. A unha entra dentro da pele e provoca uma inflamação que pode evoluir com infecção.

Fungos (micose) e o corte errado da unha também podem causar o encravamento da unha. Por isto é importante manter os pés ventilados, secos, enxugando-os bem após o banho, prevenindo a infecção por fungos. Não é aconselhável dormir de meia e nem usar meias sintéticas. O ideal é retirar os sapatos quando chegar em casa e usar meias de algodão, finas. A maneira correta de cortar a unha é o corte reto, sem fazer a curva nos seus cantos.

Indicações

O tratamento é retirar a causa (sapatos apertados), tratar das micoses e a cirurgia. Se o encravamento da unha for leve, recomenda-se o uso de um calço de algodão por baixo da unha encravada ou órteses que abrem a curvatura da unha. Se o encravamento for intenso com inchaço, dor e secreção purulenta, o tratamento é cirúrgico. Tanto o calço quanto a cirurgia devem ser realizados pelo seu dermatologista.

Agende sua avaliação

Entraremos em contato para confirmarmos o melhor horário para você.