Saiba o que é acne e o que fazer para tratar

O que é acne ?

Acne é uma doença de pele que ocorre frequentemente na adolescência, quando o óleo que normalmente lubrifica a pele passa a ser produzido em excesso pelas glândulas sebáceas. Esse óleo (ou sebo) da pele se torna mais espesso, menos fluido e se acumula dentro dos folículos (poros), surgindo o que se chama de comedo ou “cravo”. O “cravo” sofre a ação de bactérias e inflama, surgem então as pústulas, chamadas de “espinhas”.

O grau de acometimento da pele é variável. O grau I é o mais leve, surgindo apenas os “cravos”. O grau IV é o mais grave, surgindo nódulos profundos que frequentemente deixam cicatrizes.

As áreas mais acometidas são a face, o pescoço, o dorso e a região anterior do tórax. Tudo isto ocorre pela ação de hormônios que começam a ser produzidos na adolescência e podem persistir até os 25 anos de idade.

Alguns indivíduos podem ter acne por períodos mais prolongados, na vida adulta, podendo se agravar com fatores emocionais e uso de medicamentos como vitaminas, suplementos alimentares de academias, alguns xaropes, cortisona, anticoncepcionais e outros hormônios. Nas mulheres é comum a piora nos períodos menstruais. A dieta tem pouca ou nenhuma influência sobre a acne, mas os fatores emocionais podem agravar o quadro. O uso de cosméticos, maquiagem, pós compactos, base é um dos principais agravantes da acne.

O que fazer?

– Siga corretamente as orientações do seu dermatologista e use todas as medicações prescritas por ele. Seja perseverante no tratamento, que é demorado.

– Além dos medicamentos prescritos a microdermoabrasão com ácido salicílico, conhecida com Peeling de Cristal e Peeling Químico podem ser muito úteis no tratamento da acne. A melhora pode ser antecipada também com a fototerapia que utiliza sessões indolores de luz vermelha com aparelho de LEDs chamado Multiwaves.

– Não é necessária limpeza exagerada da pele com sabonetes.

– Não manipule nem esprema os “cravos” ou “espinhas”.

– Faça limpeza de pele apenas se for orientado por seu dermatologista.

– Evite cosméticos, hidratantes, cremes ou loções oleosas, maquiagens, pintura, filtros solares e bronzeadores oleosos.

– Evite exposições solares exageradas no período do tratamento, pois, geralmente, os medicamentos utilizados deixam sua pele mais sensível.

– Não deixe de retornar ao consultório nas datas orientadas por mim.